temperos a gosto: eu usei 1 colher sopa de salsinha desidratada, de cebolinha desidratada, e de alecrim, além de uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo
Comece a receita de frango assado ao forno preparando a ave: lave o frango, retire o excesso de gordura e solte a pele do peito do frango com os dedos.
Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho, mais crocante fica a pele.
Coloque o frango seco num refratário, misture a manteiga com os temperos e passe em todo o frango, pode dentro e por fora, e dentro da pele. Cubra e reserve por pelo menos 30 minutos fora da geladeira.
Se quiser, amarre as coxas com um barbante.
Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) por 30 minutos.
Cubra o frango com papel laminado e leve o frango ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos, mantendo a temperatura a 220°C nos primeiros 15 minutos. Em seguida, abaixe para 180 °C e mantenha por mais 45 minutos.
Retire o papel laminado, regue o frango ao forno com o próprio caldo e deixe assar por mais meia hora, regando de vez em quando.
Faça o teste furando a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se ainda tiver sangue, deve voltar ao forno por mais uns 10 minutos. Se a parte externa do frango estiver começando a dourar demais, cubra com papel alumínio. Teste novamente até que o líquido saia limpo.
Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente, coberto com papel-alumínio, por cerca de 15 minutos para que fique mais suculento.
Sirva seu frango ao forno em seguida com os acompanhamentos de sua preferência.
Se preferir, destrinche o frango ao forno começando pela coxa, depois corte as asas e, por último, o peito. Transfira para uma travessa e sirva.
Equipamentos:
Refratário grande ou forma de alumínio descartável.