Comece a receita de quindim tradicional misturando bem o açúcar, o coco e a margarina em uma tigela até ficar parecendo uma areia molhada. Cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos).
Enquanto isso, separe as gemas das claras: coloque uma peneira sobre uma tigela média. Quebre um ovo de cada vez em uma xícara e transfira as gemas para a peneira e as claras para outro recipiente (que depois você pode usar em outra receita).
Com um garfo, fure as gemas e deixe o líquido escorrer para a tigela. Passe delicadamente as costas de uma colher pela peneira para agilizar o processo, mas sem pressionar demais – peneirar as gemas serve para eliminar a película que pode deixar o quindim com aroma forte de ovo.
Depois disso, adicione as gemas à massa do quindim e misture com um batedor de arame.
Acrescente o leite de coco à receita e misture tudo até que fique bem homogêneo. Reserve.
Preaqueça o forno por 10 minutos a 180ºC.
Unte as forminhas (ou uma forma de pudim) com manteiga e salpique açúcar refinado por cima.
Despeje a massa do quindim nas forminhas. Distribua as forminhas em um tabuleiro com água fervente (até metade das forminhas de quindim ou da forma de pudim), para assar em banho-maria.
Reduza a temperatura do forno para 140ºC e leve os quindins para assar em forno baixo por cerca de 30 minutos.
Retire do forno e deixe amornar fora da água por cerca de 20 minutos: é mais fácil desenformar o quindim morno.
Para desenformar: passe a ponta de uma faca para descolar o coco da lateral das forminhas. Sobre um pano de prato esticado, vire cada forminha de uma só vez.
Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir os quindins (se preferir, leve à geladeira por cerca de 2 horas).