Coloque o Bouquet garni dentro, feche o saco e deixe na geladeira por 24 horas.
Frango ao vinho (coq au vin):
Abra o saco plástico da marinada e separe os elementos em 3 recipientes: vinho em uma tigela, legumes em outra e pedaços do frango em outra tigela.
Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino moída a gosto, acrescentando um pouquinho de azeite para que os temperos grudem melhor.
Aqueça uma panela grande e leve metade da manteiga para derreter, juntamente com mais um pouco de azeite.
Quando estiver bem quente, doure a metade do frango de todos os lados. Em seguida, retire e reserve, enquanto doura a outra metade do frango. Retire e reserve.
Na mesma panela, adicione o bacon picado e deixe dourar.
Em seguida, adicione os legumes reservados na panela, salpique sal e mexa com uma colher de pau para limpar os gruminhos do fundo da panela. Deixe refogar por 5 minutos.
Acrescente a farinha de trigo e mexa bem para que não fique nenhum pedaço de farinha.
Disponha o frango selado por cima dos legumes, adicione o vinho reservado, o Bouquet garni, e água suficiente até cobrir tudo.
Quando ferver, abaixe o fogo, deixe a panela semitapada e deixe o frango ao vinho cozinhar por 60 a 70 minutos.
Passados mais ou menos 40 minutos, aqueça uma frigideira, derreta a outra metade da manteiga e doure as minicebolas por alguns minutos.
Adicione o cogumelo Paris picado na mesma panela e deixe dourar mais um pouco. Tempere com sal a gosto.
Transfira o conteúdo da frigideira para a panela do frango, para que terminem de cozinhar junto, com a panela destampada.
Passado o tempo total de cozimento do frango, o molho estará mais encorpado. Desligue o fogo, salpique ceboulette picada por cima e sirva seu coq au vin com batatas assadas, massa caseira, ou outro acompanhamento de sua preferência.