Se você quer fazer um bolinho de bacalhau tradicional delicioso, o segredo é usar o dobro de bacalhau em relação à batata. E lembre-se que as batatas devem ser a Asterix, que absorvem menos água.
E a última dica para uma receita de bolinho de bacalhau que vai deixar todo mundo apaixonado é usar um bom azeite para fritar.
Muito comum na Páscoa e nas festas de fim de ano, esse petisco sofisticado pode fazer sucesso o ano inteiro aí na sua casa. Essa receita é descomplicada e vai ficar incrível.
Confira a receita!
Bolinho de bacalhau
Ingredientes
- 500 g de bacalhau dessalgado (limpo, sem pele e sem espinhas)
- 250 g de batatas cozidas e passadas no espremedor
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- azeite ou óleo para fritar
Modo de Preparo
- Na véspera do dia em que for fazer o bolinho, lave os pedaços de bacalhau em água corrente e deixe de molho em uma panela grande com bastante água por 24 horas.
- No dia seguinte, jogue a água em que o bacalhau ficou de molho fora e reserve as postas de bacalhau.
- Leve uma panela grande ao fogo com água, e quando começar a ferver, coloque o bacalhau e cozinhe por 10 minutos.
- Após o cozimento, espere esfriar e retire pele e espinhas do bacalhau. Em seguida, desfie o bacalhau bem miudinho e coloque em uma tigela.
- Descasque as batatas e cozinhe em água com uma pitada de sal por 15 minutos. Escorra a água, e passe as batatas em um espremedor, para que fique um purê bem liso. Reserve.
- Acrescente as batatas e os outros ingredientes ao bacalhau desfiado e misture bem até obter uma massa encorpada.
- Meça porções da massa do bolinho de bacalhau com uma colher (sopa), enrole com as mãos e disponha em um prato grande ou tabuleiro.
- Aqueça o azeite em uma panela pequena, com quantidade suficiente para cobrir os bolinhos, e frite de 3 em 3 unidades até dourar bem.
- Retire o bolinho de bacalhau com uma escumadeira e transfira para um recipiente forrado com papel-toalha.
- Sirva o bolinho de bacalhau quente, com azeite ou o molho de sua preferência.
Equipamentos:
- Tigela.
Como armazenar o bolinho de bacalhau
Depois de enrolar os bolinhos, coloque em um saco plástico próprio para alimentos e leve ao congelador. Eles duram até 3 meses. Para ficar ainda melhor, você pode congelá-los em um tabuleiro, com espaço entre eles, e transferir para o saquinho plásticos depois de congelados.
Quando quiser fritar, pode retirar do congelador minutos antes e colocar os bolinhos congelados diretamente no azeite quente. O ideal é fritar mais lentamente para que não fique frio por dentro.
Dicas:
O bacalhau saithe é ótimo para desfiar e por isso é uma excelente opção para essa receita de bolinho. E o melhor é que ele é uma das opções mais baratas de bacalhau.
Eu fritei os bolinho em uma panela fritadeira como essa, mas também fiz um teste na fritadeira elétrica e deu certo, embora ele fique menos saboroso. Se quiser um bolinho mais saudável, use a elétrica.
Se você gostou de bolinho de bacalhau, veja como fazer as receitas abaixo: