Se tem combinação melhor que arroz e feijão, eu desconheço. Agora imagina esse baião de dois, que além do arroz e do feijão, leva carne-seca, bacon, queijo coalho e ervas frescas?
É simplesmente irresistível!
Essa receita de baião de dois simples encanta o Brasil inteiro. Pode ser feita com feijão-de-corda ou feijão-fradinho e fica suculenta e cremosa, só vendo!
Confira!
Baião de dois irresistível
Veja como fazer baião de dois, receita nordestina feita com arroz e feijão (de corda ou fradinho), carne-seca e queijo coalho.
Ingredientes
Baião de dois:
- 400 g de carne-seca
- 1 xícara (chá) de feijão-fradinho
- 1 xícara (chá) de arroz
- 1 cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite (ou óleo)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 folha de louro
Refogado do baião de dois:
- 200 g de queijo de coalho em pedaço
- 200 g de bacon em cubos
- 1 cebola roxa
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou manteiga azeite ou óleo)
- cebolinha salsinha e/ou coentro picado a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Baião de dois:
- Comece a receita de baião de dois cortando a carne-seca em cubos grandes com cerca de 7 cm. Coloque numa tigela e lave em água corrente.
- Cubra a carne com 1 litro de água fria e deixe na geladeira por 24 horas para dessalgar – troque a água pelo menos uma vez durante este período.
- Escorra a água salgada e transfira a carne para a panela de pressão com água limpa até a metade. Tampe e leve ao fogo médio e quando pegar pressão, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
- Desligue o fogo e depois que a pressão sair, abra a panela, junte o feijão-fradinho e repita o passo anterior, cozinhando por 10 minutos. Atenção: o feijão não pode cozinhar demais e desmanchar.
- Em seguida, transfira os cubos de carne para um prato e desfie com dois garfos – descartando os pedaços de gordura. Reserve.
- Sobre uma tigela, passe o feijão por uma peneira e reserve a água do cozimento.
- Leve ao fogo uma panela média. Regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar.
- Acrescente o arroz e mexa bem por cerca de 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite.
- Meça 2 xícaras (chá) da água do cozimento reservada e regue sobre o arroz.
- Junte a folha de louro, misture e deixe cozinhar em fogo médio.
- Quando a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare o refogado do seu baião de dois com feijão-fradinho.
Refogado do baião de dois:
- Corte o queijo coalho em cubos de 1 cm.
- Leve ao fogo uma frigideira antiaderente grande, regada com manteiga de garrafa, azeite ou óleo e doure os cubinhos de queijo coalho. Sacuda levemente para virar o queijo e dourar todos os lados por igual. Transfira para uma tigela e reserve.
- Mantenha a frigideira em fogo baixo e adicione o restante da manteiga de garrafa ou azeite ou óleo.
- Refogue a cebola e até murchar.
- Junte os cubos de bacon e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto.
- Adicione a carne-seca desfiada e mexa por cerca de 2 minutos para aquecer.
- Acrescente ½ xícara (chá) da água do cozimento do feijão reservada e misture bem – isso vai deixar o baião de dois mais molhadinho.
- Desligue o fogo, junte o feijão-fradinho e misture bem.
- Abra a panela do arroz, solte os grãos com um garfo e transfira para a frigideira com o refogado. Misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta.
- Distribua os cubinhos de queijo dourados por cima do baião de dois.
- Salpique folhas picadas de coentro ou salsinha e cebolinha.
- Misture e sirva seu baião de dois em seguida.
Equipamentos:
- Frigideira grande.
- Panela de pressão.
Se você gostou da receita, deixe uma avaliação e um comentário, e confira outras dicas que fazem sucesso aqui no Cada Receita:
Avalie a receita!
[Votos: 3 Pontos: 5]
Receita maravilhosa. Amo baiao de dois , só não curto muito Manteiga de garrafa no mais , excelente. Minha receita predileta. Parabéns ❤️