Se você já conferiu nossa maravilhosa receita de pão italiano tradicional sem sovar, já pode ir além e incrementar ainda mais sua fornada com esse pão de torresmo. Ele é feito da mesma forma e leva pedacinhos de torresmo na massa e na crosta, resultando em uma opção saborosa e diferente para servir no lanche ou na mesa de petiscos.
Você pode usar torresmo comprado ponto ou fazer em casa, o importante é que esteja crocante e com bastante carne, para que não fique borrachudo enquanto estiver no forno.
Confira a receita!

Pão de torresmo super diferente e gostoso
Veja como fazer pão de torresmo, uma variação do pão italiano tradicional recheado com torresmo. Delicioso!
Ingredientes
- 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (sem fermento)
- 5 g de fermento biológico seco (½ sachê)
- ½ colher (sopa) de sal
- 350 ml de água (cerca de 1 e ½ xícara de chá, mas vale a pena usar um copo medidor)
- 2 xícaras (chá) de torresmo suíno frito e triturado
Modo de Preparo
Massa do pão de torresmo:
- Comece a receita de pão de torresmo misturando a farinha e o fermento em uma tigela média.
- Acrescente o sal, misture a faça um buraco no centro.
- Coloque toda a água de uma vez e misture com uma das mãos (segure a tigela com a outra). Faça movimentos circulares começando pelo centro, até as bordas. Mexa por uns 10 minutos até misturar bem.
- Cubra a massa do pão de torresmo com um pano e deixe descansar por 10 minutos.
- Passado esse tempo, unte os dedos com óleo e faça dobras na borda da massa, leve a dobra em direção ao centro e aperte. Repita até dobrar todo o círculo, contando 10 ou 12 dobras da borda para o centro.
- Cubra a massa novamente e deixe descansar mais 10 minutos.
- Repita essa operação mais 5 vezes, sempre untando os dedos com óleo para a massa não agarrar.
Modelagem do pão de torresmo:
- Após a última vez, transfira a massa do pão de torresmo para uma bancada ou superfície lisa enfarinhada e abra um retângulo com os dedos (sem fazer muita força), salpicando farinha também por cima para evitar que a massa grude.
- Espalhe metade do torresmo picadinho sobre a massa.
- Enrole o pão como se fosse um rocambole. Aí você pode escolher dois formatos: deixar estilo baguete, fechando as duas pontas; ou emendar uma ponta na outras para ficar semelhante a uma rosca com furo no meio. No caso do pão com furo no meio, coloque um copo untado no furo para que não emende ao crescer, e retire antes de levar ao forno.
- Use o restante do torresmo picado par fazer uma crosta na superfície do pão (aperte delicadamente para os pedacinhos fixarem na massa).
- Salpique farinha coloque sobre uma forma levemente untada com óleo.
- Cubra e deixe descansar por 35 minutos.
Como assar o pão de torresmo caseiro:
- Enquanto isso, preaqueça o forno a 260ºC, pois ele precisa estar bem quente para assar o pão italiano. Se o seu forno tem uma resistência superior (gratinador ou função grill), mantenha ela desligada por enquanto.
- Coloque também uma panela com água para ferver e separe 1 ou 2 panos de pratos, pois precisaremos injetar vapor de água dentro do forno no início.
- Pouco antes de começar a assar o pão, enrole os dois panos e coloque dentro de um tabuleiro ou forma. Despeje a água fervendo sobre eles, cobrindo até a metade, e coloque dentro do forno, na parte inferior.
- Nesse momento, a massa do pão de torresmo já deve estar pronta para ir ao forno. Faça 1 ou 2 cortes com uma faca na massa. O corte só não pode ser superficial, pois o pão precisa “abrir” no corte.
- Abra rapidamente o forno e coloque na parte central.
- Após 20 minutos, retire a forma com os panos e reduza um pouco a temperatura. Deixe assar por mais 20 minutos.
- Após esse tempo, o pão de torresmo caseiro já deve estar dourado o suficiente, mas caso não esteja da cor que você queria, deixe mais um pouco no forno (aumentando a temperatura), ou ligue a função grill.
- Quando o pão estiver completamente assado e dourado, coloque para resfriar sobre uma grade de resfriamento ou por cima da grade do fogão. Espere pelo menos 25 minutos para o miolo ficar macio e no ponto certo.
- Sirva seu pão de torresmo em seguida.
Equipamentos:
- Assadeira.


Dica:
Que tal preparar um tomate confit para acompanhar seu pão de torresmo?
Se você gostou da receita, deixe uma avaliação e um comentário, e confira outras dicas que fazem sucesso aqui no Cada Receita:
Avalie a receita!
[Votos: 1 Pontos: 5]